Influenza

Dia D de vacinação contra a gripe tem baixa procura

Sábado de chuva afastou público da imunização

Foto: Jô Folha - DP - Quem encarou a chuva, aproveitou o sábado para colocar a vacina em dia

Sábado (6) foi o Dia D de vacinação contra o Influenza, vírus causador da gripe, em todo o país. Em Pelotas, pontos de vacinação foram abertos em toda a cidade, no entanto, o dia de chuva afastou o público na maioria das unidades de saúde. Em todos os pontos de vacinação, foram aplicadas 2.064 doses.

No Centro de Especialidades e na UBS Navegantes, visitados pela reportagem, a procura foi baixa ao longo de todo o dia, e sequer se formavam filas. No Centro de Especialidades, foram 63 doses aplicadas, enquanto na UBS Navegantes foram 49 pessoas. A avaliação dos profissionais dessas unidades é de que o tempo não atraiu a população para receber a imunização, e que a procura foi abaixo da média de outros dias D.


Quem foi até os pontos teve uma oportunidade de fazer a vacina em seu dia de folga. É o caso de Celeste Cortez, que aproveitou o sábado para se imunizar no Centro de Especialidades. Ela diz que tem todas as vacinas em dia, e comemora a possibilidade de receber a dose em um final de semana. “Tive tempo hoje. Em dez minutos fui atendida, é rapidinho. Pra nós, ficou muito boa essa campanha, mesmo com a chuva”, diz.

Nas bancas do Mercado Central a procura foi maior, e chegava até a formar fila - em especial nos momentos em que a chuva deu uma trégua. Ao longo de todo o dia, 361 doses foram aplicadas no local. Assim como Celeste, Mariana Carvalho aproveitou o dia de folga para receber a imunização. “É no Centro, então fica mais fácil para a gente se deslocar. O Mercado Público todo mundo conhece”, comenta.

Para a chefe da Vigilância em Saúde do Município, Aline Machado, os números são positivos diante do mau tempo. “As pessoas atenderam o apelo de vacinação do Dia D. Mesmo com a chuva tivemos um comparecimento muito satisfatório”, disse.

A vacina contra a gripe segue disponível de segunda a sexta-feira, em todas as UBSs de Pelotas, das 8h30min às 11h e das 13h30min às 16h (exceto nas UBSs Balsa e Jardim de Allah, que atendem exclusivamente pela manhã); no Mercado Central das 8 às 17h; e no Centro de Especialidades das 8 às 17h. Aos sábados, a imunização pode ser recebida no Mercado Central das 8h30min às 12h30min.

No momento, podem receber a vacina crianças de seis meses a seis anos e idosos acima dos 60 anos. Também podem receber o imunizante pessoas de seis a 59 anos com comorbidades ou deficiências permanentes, gestantes, puérperas, profissionais da saúde, da educação, das forças de segurança e salvamento, além de caminhoneiros e trabalhadores dos transportes rodoviário e portuário.

Com foco na influenza, as vacinas contra Covid-19, incluindo bivalente, não foram ofertadas no sábado. No entanto, nos demais dias, o imunizante contra o coronavírus pode ser aplicado junto com outras vacinas, inclusive a da gripe.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Programa Brasil Sorridente será incorporado ao SUS Anterior

Programa Brasil Sorridente será incorporado ao SUS

Nota Fiscal Gaúcha repassa R$ 4,3 milhões a entidades Próximo

Nota Fiscal Gaúcha repassa R$ 4,3 milhões a entidades

Deixe seu comentário